Vivenciando a primeira infância

images

O que é a primeira infância? Pequisando descobri que é a fase da vida entre zero e seis anos de idade. O papel dessa época da vida no desenvolvimento mental, emocional, de aprendizagem e de socialização dessa criança talvez seja tão ou mais importante que a evolução física e neurológica.

Neste ano, o Senado Federal abrirá suas portas para abrigar mais uma edição da “Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura de Paz”. O evento acontecerá nos dias 22, 23 e 24 de novembro e terá como tema “A Primeira Infância e os Desafios do Milênio”. Cada região do país sempre realiza iniciativas para orientar as pessoas sobre essa fase. O que for acontecendo vamos divulgando por aqui. Para saber sobre a programação do Senado Federal clique ao lado: https://goo.gl/zOwTfA

Ainda estou descobrindo junto a Valentina, minha filha e vivenciando tudo isso ao lado de Joana Barros, minha companheira sobre a fase da primeira infância. Cada dia é uma descoberta e são vários os desafios que passamos para garantir que ela desenvolva bem. Ela completou 1 ano de vida em 18 de setembro de 2016 e nosso desafio atual é alimentar a confiança dela para que ela ande só, algo que ela já faz, mas de vez em quando insiste em caminhar de mãos dadas conosco.

No primeiro ciclo de vida, o bebê é praticamente dependente de outras pessoas que os cuidam. Alimentação, locomover, afeto e dentre tantas outras funções lembro também da amamentação com leite materno exclusivo até o sexto mês de vida. E de fato é necessário estarmos atentos a essas fases para garantir uma plenitude no desenvolver. Sobre aleitamento farei outro post depois.

Com o desenvolvimento até os seis anos de vida, a criança aprimora suas habilidades de movimentação, conhecer, comunicar, ganha mais independência, iniciativa, começa a ler e a escrever. Nós pais temos também papel fundamental nesse processo. Todos nós que buscarmos ser um #PaiDeVerdade precisamos nos informar e compartilhar esses assuntos em quaisquer lugares.

Cada criança e família tem seu ritmo, mas o ideal é estar atento ao que cada fase representa na maioria do desenvolvimento da criança e com isso garantir que o crescer de sua(eu) filha (o) está dentro do padrão. O ideal é conversar com amigos e familiares mais experientes, além de sempre consultar especialistas de sua confiança para equilibrar o assunto.

Compartilhe:
Fernando Alvarenga

Cristão, pai de Valentina, casado com Joana Barros e jornalista.